sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Primeira semana!

Finalmente (ou não) acabou a primeira e mais temida semana de aula. Quero tentar colocar aqui cada sensação, seja de vergonha (minha ou alheia), de medo, de euforia, de cansaço, de pânico... Mas já adianto o texto: vou sentir saudades.
Vamos lá ;)

Primeiro dia! (ui)


Pânico né? Primeiro que calouro NUNCA chega sozinho, eu mesma saí do centro com mais 4 amigos e chegando lá, na frente do CCS (centro de ciências da saúde), já me uni com os outros 40 que também estavam agrupadinhos.
8h - Auditório do CCS com a Mesa de Abertura: Professores, coordenadores, CALIMED.. Dando boas vindas ;) (tranquilo, tranquilo...)
10h - Chega a 2a fase, nossos veteranos mais próximos e, portanto, responsáveis por nós. Ou seja, aquela vontade de sair correndo, inventar que a mãe está passando mal e sumir. Mas não, você sabe que precisa ficar, precisa passar por isso, precisa ser calouro.
Ok, mas só por precaução, sentamos da metade pra trás do auditório. Não adiantou, chegaram e já nos mandaram ficar mais próximos deles. (levanta, procura uma cadeira escondida e volta a fingir de estátua)
Após um texto brilhante de boas vindas (onde, por segundos, fiquei feliz por estar ali) começou a brincadeira.
Os nomes foram ordenados alfabeticamente e esses iam aparecendo no telão, um por um, com a foto do calouro (uma decente e a outra pior e mais constrangedora possível), mais o nome completo seguido pelo seu apelido.
Após ter a certeza de que a pessoa na tela era você, levantávamos, íamos até a frente para o desfile: calouras desfilavam com veteranos e calouros desfilavam com veteranas. Com direito a tradicional voltinha e tudo. Retornávamos a frente de todos, falávamos nome, idade, estado civil e de onde era, e por fim ganhávamos a plaquinha com o apelido. Ah, também sorteávamos uma frase, a qual teríamos que descobrir (até quinta) quem a havia falado e assim descobriríamos o nosso padrinho ;)
Do filme, lembram?
A cor, no meu caso branca, queria dizer o grupo da gincana.
Após a apresentação dos calouros, escolheram a Miss e o Mister Calouros. (e eu esqueci quem ganhou, hahaha). Também avisaram que cada grupo cuidaria de um abacaxi, porém, DE VERDADE, quero dizer, uma pessoa vestida de abacaxi! haha O calouro mais folgado de cada grupo (não que essa parte seja verdade) foi vestido de abacaxi, e assim ficaria até quinta-feira.
Pronto, manhã encerrada! Vamos almoçar?
E assim fomos do CCS até o RU.
Eu não tinha noção do quanto era longe o CCS do restaurante universitário, ainda mais de elefantinho. Mas tudo bem, dores nas costas a parte, partimos pra territorialização: Conhecer a UFSC! (foi legal, mas não lembro de mais nada, ainda tô perdida haha)
Após horas caminhando, procurando quatis, gritando, tirando fotos, e caminhando mais um pouco, encerramos uma parte das atividades do dia.
Gincana? Bora lá.. Com a greve, nossa semana do acolhimento (SAC) virou 2 dias e pra 2a fase só ficou a segunda-feira, então se vira nos 30 e matem os calouros de cansaço.
A gincana foi bem divertida, com detalhes que eu não entregaria aqui para os meus futuros calouros ;D E não, eu AINDA não sei a funcionalidade de uma pinha! (ou não deu tempo ou, realmente, não tinha finalidade).
Ainda teria um Happy Hour, mas eu estava morta ;/ Fui pra casa, só deu tempo de tomar um banho e desmaiar.

Segundo dia! 

Nossa manhã foi preenchida pelo CALIMED (centro acadêmico) e pela ATLÉTICA (jogos e festas). Um belo de um apoio, explicando como tudo funciona, como participar, enfim.. Foi bem tranquilo e dava vontade de participar de tudo. hahaha
Almoçamos no RU de novo e vou dizer.. Me assustaram tanto, mas tanto, falando que a comida era ruim, que era sem tempero, que eu não conseguiria comer lá.. E vou dizer, tô adorando!! hahaha Em primeiro lugar, por 1,50 ninguém deveria ter o direito de reclamar e além disso, eu realmente gostei da comida. (cara, 1,50!!!)
A tarde tivemos uma atividade com o CASA (união de outros cursos da saúde) e fomos ensaiar na casa de um calouro para o nosso incrível (não) show dos calouros que seria na quarta-feira.



Terceiro dia! (aula e show)

Aula!!! Finalmente, aula!!! A tal da Bio Cel aparece na minha frente.. Por enquanto não parece muito distante do que a gente já estudou nesta vida. Mas foi bom me sentir estudante depois desses 8 meses parada.
Tivemos Bio Cel o dia todo, com duas professoras diferentes. E aprendi a usar um microscópio ;) 
Também demos início a corrida pelos livros... É pouco livro pra tanto aluno ;/ Mas deve se dar um jeito, se os outros conseguiram, a gente também consegue. Porém, confesso que ainda estou bem perdida, foi-se o tempo (bom) que o professor te dava tudo nas mãos, e até os exercícios selecionava. Agora? Cada um por si, se vire, corra atrás e boa sorte! Sério, não pensei que sentiria falta do cursinho, assim, tão rápido.
Finalizamos o dia com o show dos calouros! E apesar de tantas vaias, eu me diverti muuuuito! hahaha Dançamos High School Musical.. o/

Quarto e último dia! (7 de setembro, obrigada por existir)

O melhor dia ;) Tivemos bioquímica pela manhã e Saúde e Sociedade pela tarde... Primeira vez que a ficha caiu e que eu me toquei que sim, eu serei médica. *.* Também escolhemos nossos Centros de Saúde (não é certo falar postinho, mas né? a gente fala) para o qual vamos a cada 15 dias ;D
Depois disso: casa, tomar banho, arrumar-se rapidinho e bora pra lá looooonge na Lagoinha: Festa de apadrinhamento! 
Preciso deixar registrado aqui: Tivemos veteranos maravilhosos e não é por que sou caloura que eu tenho que puxar o saco, mas quero deixar claro que reconhecemos e agradecemos o esforço, a simpatia, o carinho e o respeito. Acho que trote é assim mesmo, diversão pra ambos os lados, vergonha pros calouros, superioridade pros veteranos, e respeito antes de tudo. Obrigada 12.1 pela recepção tão bem elaborada. Espero que a gente possa retribuir tão bem à 13.1.
Enfim, festa boa, pouca comida, pouco copo, mas muuuuita animação. Descobri minha madrinha aos 45min do segundo tempo: Letícia Bêe.


E finalmente, chega de plaquinha, chega de coroa, chega de abacaxi e chega agora a saudade e o sentimento de que foi muito bom.
Não basta ser calouro, tem que se sentir calouro e fazer valer muito a pena. O tempo não volta, a faculdade passa muito rápido e daqui a pouco estarei garimpando as coisas aqui para a formatura.
Apesar de todos os sentimentos apreensivos, toda o cansaço, passaria por (quase) tudo de novo. É bom ser calouro, e como disseram a 12.1: é muito bom ter o direito de ser calouro e assim poder fazer as calourices ;D


12.2 é mais legal, 12.2 é mais legaaal!!!


Um belíssimo feriado a todos! Eu sei que o texto ficou imenso e parabéns aos que leram até aqui.. hahaha

Atenciosamente,
Priscila, a Rainha do Deserto.



7 comentários:

  1. Que linda, parabéns futura médica. Realmente essa é uma etapa muito gostosa e que logo logo fará falta. Bjinhos e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada com tudooo, mas nessa parte eu chorei: "O melhor dia ;) Tivemos bioquímica pela manhã e Saúde e Sociedade pela tarde... Primeira vez que a ficha caiu e que eu me toquei que sim, eu serei médica. *.* "
    Tou tããão, mas tãão feliz por ti que parece que isso tudo tá acontecendo comigo. Sempre torci taaanto pela tua aprovação na UFSC, sempre falando pra minha mãe: "ELA PRECIIIISA PASSAR, ELA É MUITO INTELIGENTE E LEEEGAL" e... VOCÊ PASSOU!
    Te adoro muito, futura médica.

    Beeeijos minha linda.
    Drª Priscila de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Adorei minha linda... e li até o final!
    Fico muito feliz em ver que agora começastes a viver teu tão esperado sonho. Curte cada momento mesmo... tudo passa muito rápido.
    Parabéns mais uma vez!
    Beijo carinhoso ;*

    ResponderExcluir
  4. Que semana gostosa amor... Consegui viver o que você viveu através de suas palavras... Muito top!! Tenha certeza que logo logo vc sentira saudades sim da sua fase de caloura... Te amo e como já falei aproveite cada momento... Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Cookies, que delícia de semana! Ai que saudade, queria ser caloura!
    hahaha...

    Em alguns momentos do texto até me deu um pequeno nó na garganta por me lembrar da sua luta até aqui. Luta que valeu a pena, UFA!
    Parabéns, parabéns, parabéns!

    Curta muito, curta tudo =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. QUEM SERÁ QUE GANHOU MISS CALOURA NÉ PRISCILA, RAINHA DO DESERTO?!!!

    ResponderExcluir