quarta-feira, 26 de junho de 2013

Final de semestre e Terapeutas da Alegria

Sabe aquela história de que segunda-fase é linda? Que tudo são flores e que eu tô de férias o semestre todo? Bom.. até teve. Mas agora? Meeeeeu Deus! Férias de verdade, cheguem logo!!!
Prova, prova, prova, seminário, trabalho, avg, aula, 7h30, estudo, prova...
Mas hoje, hoje eu precisava vir aqui escrever.
Nesta semana estão marcadas 2 provas e 3 trabalhos, sendo os 3 trabalhos pra amanhã e um deles é seminário.
Só que mesmo assim... Eu precisava estar aqui escrevendo!

Preciso deixar registrado o dia de hoje, o que eu to sentindo, o que de verdade tá passando por aqui. Mesmo que eu esperasse um momento mais tranquilo, não seria fidedigno.
Pois bem...
Eu já estava participando do NUHAS (Núcle de humanização arte e saúde) desde o início do semestre e vinha me preparando para escolher um rumo a seguir. Dentre as opções: Terapeutas da Alegria.
E hoje... hoje fui experimentar. Fui como visitante compartilhar esse mundo paralelo de alegria, risadas, amor, carinho e troca, muita troca.
Cheguei no ccs cansada, final de semestre, estressada, trabalhos pra fazer, tempo passando, provas sendo estudadas em cima da hora. Aulas sendo matadas. E assim seguimos aos trancos e barrancos. E ao chegar, me deparei com pessoas normais, como eu, como você, como qualquer um. Cara de dia frio e chuvoso mesmo. Aquele silêncio, aquela vontade de ir pra casa. Mas tudo bem... Vamos lá.
Me apresentei, todos os veteranos foram receptivos, mas normal. Foram até a sala dos terapeutas, se trocaram... E quando colocaram o nariz de palhaço: A magia começou.
Miss Tica, Pipoca, Charlote e Dino vieram se aprentar. Um mais piradinho que o outro. Já saí rolando de dar risada do ccs.
Rumo ao HU sendo estagiária nessa faculdade de Besteirologia. (Não é fácil passar em Piada I e Piada II hahaha)
E foi tudo tão perfeito, cada gargalhada, cada sorriso, palmas, palavras.
Eu que sou super envergonhada, que odeio falar em público, fui me soltando aos poucos e no final quem disse que queria ir embora? Foi uma das melhores sensações da vida!
Ver uma paciente que esperava por um transplante assoprar um bolo imaginário no dia do seu aniversário, gargalhar e dizer que estava esperando por nós... Não há consulta particular caríssima no mundo que pague.
Ou então ver um senhor amado guardar um coração de papel embaixo do travesseiro e dizer: se o meu falhar, eu uso esse!
Ah gente... Não tem palavra que possa ser escrita pra mostrar 1% da felicidade que eu senti.
Lá eu não sou estudante de medicina, lá não tem prova, não tem livro... Lá a avaliação é um sorriso, uma risada, um "muito obrigada". Lá ninguém vai olhar meu diploma e me rotular.
Lá eu aprendo coisas que faculdade nenhuma ensina. Lá a gente aprende a ser humano.

Posso dizer que mesmo tendo que agora ir noite a dentro por um trabalho de genética, a satisfação e o suspiro de dever cumprido estão comigo.
E como eu digo desde que eu passei no vestibular: Que o brilho nos olhos nunca se perca.
Miss Tica, Charlote, Dino e Pipoca



Boa noite gente. Bom fim de semestre pra mim e pra quem tá enforcado também!! hehe
Beijinhos, Pri.

Um comentário:

  1. Muito obrigada por contar seu dia a dia como estudante de medicina! Você acaba por estimular as pessoas a pensarem em seguir essa área, a qual parece mais humana e repleta de surpresas quando você a descreve... Estou me convencendo de que é isso que quero. Continue escrevendo quando puder, e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir