domingo, 9 de dezembro de 2012

103,31 candidatos por vaga!



Pooxa vida, 103? Confere produção? Se eu mesma li umas 10x pra ter certeza de que o número estava certo, imagina os vestibulandos.
Ano passado acho que foram 57 (isso na pior das hipóteses, não cotistas e tal).
E sim, isso desestabiliza!
A bem da verdade é que qualquer coisa agora pode te tirar do foco. Vejo futuro colegas de profissão surtando com essa relação c/v, vejo outros desesperados pq não passaram na acafe, alguns que não sabem o que fazer SE não passarem na UFSC.
Ou seja, todo mundo sofrendo por antecipação, como sempre, como eu sofri.
Já me desesperei por alguns índices c/v. Entretanto, ninguém repara que as notas de corte nunca sofrem grandes alterações? Sempre ali, girando em torno dos 80 % da prova. Então pare de colocar a culpa no c/v (que assusta, eu admito!) e comece a pensar que tens que fazer 80% da prova, independente se são milhões de candidatos ou meia dúzia de gato pingado (o que o gato pingado tem a ver, aí eu não sei).
Falar é fácil... E como é! Sempre ouvi milhares de conselhos e a maioria entrava por um ouvido com a mesma facilidade que saía pelo outro. Não adianta, vestibulando gosta de sofrer e gosta de mostrar que sofre. Parece que alguém estará te observando e vendo: Poxa, esse aí sofreu bastante, merece passar! E pronto, passa!
A parte de merecer, pode até merecer. Mas entenda: Não é pq você merece a vaga, que você vai conseguí-la. É triste, é injusto, é frustrante, mas simplesmente é.

Eu nunca lidei bem com a minha parte emocional. Por mais que o meu dia a dia não fosse desesperador e as pessoas viessem me perguntar como eu fazia pra ser tão calma e focada (haha).. A noite, sozinha ou com pessoas muito próximas (leia-se família e namorado) aí o choro pegava, o desespero tomava conta e tudo que eu tinha construído parecia que nunca ia dar certo. Nesses momentos, não havia conselho que desse jeito, não havia lógica, razão. Eu só dizia que nunca passaria e pronto.. Deixem-me sofrer, oras!
Só que as coisas não funcionam assim.. Por mais que as vezes seja bom desabafar, tirar o peso das costas. É um jogo. E um jogo de você contra você mesmo. A única pessoa que pode te tirar de cena, é você mesmo, e talvez aí fique a parte mais complicada. A gente prefere pensar que foi azar, do que pensar que não estávamos preparados, a gente prefere dizer que foi o almoço que não caiu bem naquele dia, do que dizer que estávamos mal psicologicamente.
Todo mundo sempre me falava que o estado emocional contava quase mais do que o estudo e conteúdo do ano inteirinho de dedicação. Afinal, você pode saber tudo, mas basta um simples branco e o desespero faz a prova por você. Passa o gabarito errado, 1+1 vira 5 e Machado de Assis se torna presidente na República da Espada.

Última semana! Você não vai aprender nada agora. O que tinha de conteúdo pra ser absorvido, foi. No máximo pegue umas decorebinhas, uns macetes, coisas assim. O foco agora deveria ser a tranquilidade. (tá, quem vê é bem fácil ficar tranquilo sabendo que a prova que vai decidir a sua vida está chegando).. Eu só te digo então uma coisa, se você ficar tranquilo.. Suas chances de entrar mais do que dobram e se você está disposto a fazer o seu máximo, dedique-se a procurar a tranquilidade.
Sabe aquele amigo que chega todos os dias chorando? Reclamando? Mostrando pro mundo que está sofrendo? Dê um tempo a ele e volte só depois da prova. Seja um tanto egoísta! Faça coisas pra se sentir bem. Se tiver um grupo de estudos com pessoas com o mesmo objetivo.. Façam coisas juntos, conversem sobre atualidades, discutam historia como se estivessem num bar (como SE estivessem), façam esquemas de coisas que julgam importantes.
O gabarito 31, ano passado. Era meu grupo de estudo, meu grupo de irmãos e de amigos. A gente se ajudava de todas as formas, seja um dando aula pro outro (sério, com slides preparados e tudo) ou seja fazendo um amigo secreto e dando risada vésperas da dona UFSC. Todos passaram! 100% de aprovação num grupo que se apegou a amizade, a leveza e que aprendeu a compartilhar tudo de bom que podia oferecer. Eu não deixei de passar no vestibular por ter ensinado tudo que eu sabia de matemática pro meu amigo. Ao mesmo tempo que ele também passou me ensinando tudo que sabia de história.
Hoje o gabarito 31 continua comigo. A gente sai, dá risadas, viaja.. Conquistei muito mais do que futuros colegas de profissão.
E voltando ao agora.. relaxe!
Tem aulão do cem chegando.. aproveite as boas risadas! Aproveite o clima de férias se aproximando...
E se achar melhor não ir aos aulões, não vá! Não se sinta culpado.. Faça o que te deixa bem.
Eu por exemplo, só ia no primeiro aulão, antes de qualquer prova. Pegava o material e pronto. Eu detestava a galera conferindo resposta no dia seguinte, me deixava atordoada, com medo de descobrir alguma questão que eu errei (pq sim, era óbvio que eu tinha errado, mas não quero saber, obrigada). E sem contar que eu dormia até umas 10 e pouco bem sossegada.
Por outro lado, tinham aqueles que adoravam pegar dicas de última hora. Volta e meia algum professor acerta uma questão. Você dá risada, vê amigos.
Enfim, o melhor é fazer o que te deixa confortável.
E antes que você pense: e SE eu não passar? Eu digo: QUANDO você não passar, você pensa. 
Uma coisa que eu percebi ao entrar na medicina da UFSC, principalmente na minha turma (12.2), mas que nenhum vestibulando percebe: as pessoas são normais! hahaha
Eu sempre olhava aqueles semi-deuses que iam ao aulão final do cem e pensava: o que eles fizeram pra passar? será que um dia eu serei assim? e olhava com aquele briiilho no olho.
E não gente, eles não são semi-deuses, eles não fizeram nada de extraordinário e são pessoas normais como qualquer uma. Só tiveram o objetivo determinado e estavam tranquilos na hora da prova.
Volta e meia eu fico nos observando dormindo na histologia, no facebook enquanto a bioquímica não anda, fazendo piadinhas por nada, se matando pra entender embrio... Poxa é tudo aluno, igual, sem nada de especial. Nós não somos diferentes. 
Só que as vezes a gente tem a infeliz mania de colocar nossos sonhos mais longe do que eles estão de verdade, e acreditamos nisso.
Não adianta falar que você vai passar agora e que está tudo sob controle. Você não precisa falar nada.. Basta acreditar que vai passar, ter a certeza e a tranquilidade disso.
É um sonho! Lute por ele.. não deixe que a angústia atrapalhe, te tire do rumo. Está tão pertinho, tão perto do alcance.
Lembre-se, são pessoas normais que vão ocupar as vagas. Os superdotados até podem pegar as primeiras colocações (e a gente logo esquece quem são), mas o sonho não acontece só nas primeiras, acontece nas 100 vagas, igualzinho pra todos. Saiba que o seu sonho, ficará com você pra sempre. 
Eu sempre dizia, eu estudo pra passar em primeiro.. e assim tenho uma margem de erro de 70 vagas! hahaha Deu certo, não passei em primeiro, fui chamada, entrei na turma do segundo semestre e não mudaria nada do que aconteceu ;)
O meu sonho aconteceu como tinha que acontecer.
Permita-se ;)
Se eu só pudesse desejar uma coisa, seria: tranquilidade!
Tranquilidade até pra pular aquela questão que você não sabe e voltar nela só depois. Tranquilidade pra passar o gabarito (primeiro a lápis, pelamor!). Tranquilidade ao ler o tema da redação e permitir uma boa ideia. Tranquilidade ao dormir de um dia pro outro. Tranquilidade.

Boa prova! Boa UFSC! 
Espero vocês em 2013 ;D 
Pri Oliveira.




(o trote já está sendo pensado com carinho)

13 comentários:

  1. Pri, Obrigada por ser a minha Doctor. Não fazes ideia de como a tua companhia, tuas palavras e tua atenção estão sendo importantes, nste momento, pra mim
    Obrigada, obrigada e obrigada.
    Nos encontramos ano que vem lá no CCS ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, Pri! Só esqueceu de avisar pros calouros que eles terão um trote violentíssimo ano que vem por suas mãos!

    ResponderExcluir
  3. Assim, acho que era esse texto que me faltava (Quero medicina, primeiro ano de tentativa...) estou procurando a tranquilidade, mas como você disse.. entra por um ouvido e sai pelo outro (nem Biologia nem Física conseguem explicar isso...).
    Obrigada por esse texto. Mesmo.
    Pode ser mais um dos milhares que postarás aqui, contudo para mim
    é o melhor. Já estás na faculdade, não há motivo de você ficar preocupada com vestibular.. Mas mesmo assim, o fizesse.. muito legal de sua parte.
    Ah, e continue com o blog, está muito bom!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu texto!! muito bom!! hahhaha

    ResponderExcluir
  5. Pra variar um pouquinho, o texto está um arraso! Obrigada pelas sábias palavras amiga, és um exemplo pra todo mundo! Beijo grande

    ResponderExcluir
  6. Belíssimas palavras! Com certeza ler tudo isso deu um ânimo para acreditar que apesar de tudo o sonho está próximo e melhor, ainda é possível...mesmo sem conhecê-la, obrigada, suas palavras deram um grande empurrãozinho para muita gente, inclusive eu, levantar a cabeça e seguir em frente.

    ResponderExcluir
  7. muitoo bomm pri!!
    palavras que motivam sonhos, que faz pensar diferente!
    ótimo post.. ;)

    ResponderExcluir
  8. Priscila adoro seu blog!! Gostaria de saber qual foi sua nota do enem do ano passado. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Pri seu blog eh maravilhoso!! Meu grande sonho eh passar em medicina na UFSC, 2012 nao foi o ano... Mas vou continuar na luta e seu blog eh uma ótima opção para crer que pode acontecer, basta tranqüilidade e muuuiita dedicação! Beijos e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Pri! Soube lá no cem dá sua história e sempre te admirei muito, por mais que você nem soubesse que eu existia!! Me identifiquei muito com teu texto, todo mundo pensa a mesma coisa e hoje concordo com tudo o que você escreveu, fui chamada para a 13.2!!

    Adoro seu blog, continue escrevendo!! beijos

    ResponderExcluir