sábado, 20 de outubro de 2012

Acabou a semana! Ufa!

Oh god! Sobrevivi a primeira semana ferrada de provas, quiçá a pior, pelo que eu andei vendo no calendário.
Na semana passada, já tínhamos estreiado o mundo das provas com Bio Cel (biologia celular) e Embrio. E apesar de serem duas provas puxadas, eram só duas né?
Já nesta semana, 

estavam marcadas 4 provas e 1 trabalho. Sério, isso é desumano pra alguém que acabou de sair das férias de 8 meses. Meu cérebro está atrofiado, coitado. Que desespero! 
Por muitas vezes me perguntei: como eu passei no vestibular? Se parece que quanto mais eu estudo menos eu absorvo, e no caso de embrio, menos entendo.
Mas tudo bem, o jeito é encarar e falar a inspirada frase: seja o que professor Deus quiser.
Segunda-feira começamos com a entrega e apresentação do trabalho de Medicina Baseada em Narrativas. Tantas datas pra cair, a nossa precisava ser justo nessa semana? haha.. Ok, lei de murphy.
E falando nessa matéria, gente, que matéria massa. (tá, deve estar cheio de gente que acha chato e blá blá blá). Mas eu declarei amor a primeira vista mesmo! Trata-se de um lado mais humano da medicina, a parte em que você conversa com o paciente, escuta, pergunta, importa-se com o que aquela pessoa tem a lhe dizer, importa-se com o doente além da doença. Tudo bem, pode ser coisa de calouro que acha tudo lindo e quer mudar o mundo. Mas como alguém pode mudar o mundo sem antes pensar que quer? Se eu posso fazer diferente, pq não esperar que assim seja? Entrei de coração aberto na medicina e vou fazer o possível e o impossível pra mantê-lo assim. (o blog vai ser uma boa ajuda pra não perder esse brilho nos olhos)
Pois bem, voltando ao trabalho... Fizemos um texto, um teatro e um vídeo (que não é pq foi eu que fiz, mas eu gostei muito). Então, caso tenha alguém sem muita pressa e com vontade de entender melhor o que é essa medicina baseada em narrativas, vou colocar o vídeo aqui. São 8 minutinhos ;) Pra quem pensou: tá bom que eu vou ficar assistindo um trabalho de aula, ele não se parece com um trabalho não, ficou bem dinâmico e objetivo, com um toque todo especial de carinho.

Pra quem viu, espero que tenha gostado, foi feito com aqueles olhos de caloura.

Após o alívio de ter entregue o primeiro trabalho, de ter dado certo e de ter feito tudo há tempo, vem aquele balde de água fria: cooooorre que tem prova de bioquímica e prova surpresa de embrio na quarta.
Descobri da forma mais abrupta possível: como dormir pouco, estudar muito, ingerir muita cafeína e ficar tranquila não exatamente nessa ordem, mas com ênfase no estudar muito.
Enfim, quarta-feira. Aula embrio, aquele nervoso de: que horas será a prova? vai ter? não vai ter? mas ele deu a entender que teria... Até que... Não teve ;/ Eita vida, perdi um tempo estudando embrio que devia estar estudando bioquímica :(
Tudo bem, tudo bem.. almoça, respira, esquece o sono e vai pra prova de bioquímica.
Ufa! Alívio! Passou! 
Agora, choque de realidade de novo pq na quinta tem prova de saúde e sociedade e tem 181903898472389 textos de 2378748342 páginas pra ler.
Quase dormi em cima dos textos, mas li. Daquele jeito, com palavras sumindo, embaralhando-se, mas li.
Chega quinta, prova cancelada! O quê? Cancelada? -.- ô vida! Pq? 
Momento de revolta passa e eu volto pra realidade da prova de anatomia na sexta. (que eu já estava estudando há um certo tempo pra não ser suicídio haha)
De quinta pra sexta eu descobri: dormir pra quê? me diz! 4 horas está mais do que bom, quando você tem mais ossos do que horas até a prova.
Acordei feito um zumbi! Mas não um zumbi qualquer, um zumbi que tinha estudado.. hahaha E isso me deixa satisfeita.
Prova teórica OK, prova prática OK e agora é torcer! haha Mas como diz minha amiga Vanessa: eu não achei dificil, mas isso NAO QUER DIZER que eu fui bem. hauahuah Isso resume minhas provas universitárias. E minha semana infernal maravilhosa.
Detalhe: também inventamos de ir na jornada de emergências cirurgicas durante as noites. 
E acabou a semana!!!!! Tenho vontade de dar ctrl-c ctrl-v várias vezes nisso, de tão lindo que é. Acabou a semana!!!!!
Também não pensem que semana que vem vai ser sussegada pq não vai, as provas canceladas precisam ir pra algum lugar né? huahauahua Mas, imagino, que só (só?) terão 3 na semana que vem.
Pois agora, pedi tanto pela medicina, agora aguenta né? ;D
Mas estou felizzzz.. Mega cansada, mas com sorrisão no rosto.
E desculpem a ausência de pots frequentes, mas acho que consegui me justificar bem hoje né? É tenso o negócio!
E de maneira alguma quero desestimular os futuros calouros de medicina, até pq, é uma delííícia estudar o que gosta, olhar ao redor e ver um mundo de conhecimento a sua espera. Até ficar desfilando de jaleco é bom, mesmo que seja em direção à prova prática de anatomia. haha

Um bom final de semana a todos! Hoje eu tirei o dia de folga. Dia de hidratar o cabelo, fazer as unhas, comer besteiras, rever amigos, curtir o namorado e dar boas risadas. Domingo volto pros livros ;)
Beijinhos, Pri.


17 comentários:

  1. Pri!! Que bacana o blog! Não saiba dele, vou acompanhar de certeza agora...muito legal, parabééns!!

    ResponderExcluir
  2. Que vídeo maravilhoso. Fiquei emocionada!
    EEEEEE.... correria, eim. Loucura!!

    Beeijos e saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EEEEE.. fico tão feliz, mas tão feliz com esse: fiquei emocionada!

      Excluir
  3. Que semaninha ein amor? falando nisso vc lembra que tem um amor? hahahaha bjssss e vamos curtir nosso sabadao!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Pri, é desse tipo de profissional que precisamos, realmente torço e acredito que não é apenas coisa de "calouro", voce pode sim ser tudo isso que o vídeo mostrou! Beijooos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a Marilouca te falando isso tá!

      Excluir
    2. Oooo Marilouca.. em primeiro lugar, to morreeeendo de saudades suas! Em segundo lugar, são futuros profissionais assim que inspiram a vida, é como se algo realmente valesse a pena, algo além do profissional.
      Um beijo enorme flor e obrigada por vir aqui.

      Excluir
  5. Boa Pri, é bem isso que falaste: Pediste tanto pela medicina, agora aguenta. hauahua. Mas é como os veteranos sempre dizem: aproveita agora pq só fica pior. kkk
    Parabens pelo post, muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha esses veteranos vem aqui só pra dizer que vai ficar pior? hahahah

      Excluir
  6. Depois, isso tudo vale a pena! isso que me motiva todos os dias também!
    boa provas para próximas que estão vindo!!!!

    ResponderExcluir
  7. Pri, perfeita a tua descrição sobre a nossa semaninha...E o teu vídeo ficou linnnndo...foi o ponto forte do nosso trabalho, sem dúvida!!Parabéns!!!Beijosss da Mi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho como um todo ficou ótimo, obrigada pela ajuda no vídeo, com ideias e respondendo mil vezes: "ficou bom? e agora? " hahaha
      Tão bom pensar no tempo de cursinho e ver que estamos lá juntas.. Bom final de semana amiga!!

      Excluir
  8. Excelente post e vídeo, gostei muito do blog. Bastante motivador. Boa sorte nas provas, haha. :D

    ResponderExcluir